Câmpus de Franca abre inscrições para Pós-Graduação em Serviço Social | Alumni Unesp
26/08/2024

Câmpus de Franca abre inscrições para Pós-Graduação em Serviço Social
A Unesp está com 17 vagas abertas para o mestrado e 16 para o doutorado

A Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp, câmpus de Franca, está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS). O prazo final para as inscrições é o dia 13 de setembro de 2024. O processo seletivo oferece 17 vagas para o curso de mestrado e 16 para o doutorado. Os interessados devem se inscrever através do site do do PPGSS, onde também está disponível o edital completo.

O PPGSS da Unesp tem 30 anos de experiência e é reconhecido pela excelência acadêmica. O programa recebeu o conceito 5 na última avaliação trienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Isso significa que os cursos foram classificados como "muito bons". O parecer se refere ao corpo docente, à produção intelectual, à qualidade da formação dos alunos e ao impacto social do programa, por exemplo.

“O Serviço Social da Unesp tem desenvolvido pesquisas inovadoras nas mais diversas áreas que dialogam com as ciências humanas, sociais e especialmente o Serviço Social, justamente por pautar um viés interdisciplinar em seus estudos e pesquisas. Esse tem sido um dos nossos principais diferenciais. Nos últimos anos nos reinventamos, passamos a alinhar o viés da teoria social radicalmente crítica com projetos inovadores - no ensino, pesquisa e extensão, e a construção de parcerias nacionais e internacionais com apoio de agências de fomento à pesquisa como a FAPESP, CAPES e CNPQ”, destaca a coordenadora do programa, Profa. Dra. Maria José de Oliveira Lima.

O processo seletivo inclui uma prova escrita presencial, análise do projeto de pesquisa, análise do Currículo Lattes, arguição e entrevista online, além de exame de proficiência. Há também reserva de vagas para públicos específicos, com 08 vagas destinadas a ações afirmativas, incluindo candidatos com deficiência, negros/as, travestis, transgêneros e estrangeiros de países da América Latina, África e lusófonos. As atividades do programa terão início no ano de 2025