"Chinho Gato" é um projeto que começou como um Trabalho de Conclusão (TCC) e foi contemplado por edital da Lei Paulo Gustavo (LPG). O videoclipe foi roteirizado e dirigido por Letícia Bonatelli, egressa do curso de Comunicação - Rádio, Televisão e Internet (RTVI) da Unesp, câmpus de Bauru. A animação conta sobre uma aventura e conscientiza acerca do abandono de animais e adoção responsável.
O produto audiovisual tem duas versões, uma apenas com música e outra com uma audiodescrição inclusiva para deficientes visuais. O projeto começou a ser esboçado durante o TCC da egressa. Após sua formatura, em 2022, ela submeteu o roteiro em um edital da Lei Paulo Gustavo, na categoria de videoclipe, através da Prefeitura Municipal de Bariri (SP).
Letícia foi contemplada pela LPG no final de 2023, com execução para o ano de 2024. Ela disponibilizou o videoclipe no canal “Chinho Gato” na plataforma Youtube, em outubro deste ano.
Por determinação da lei, o videoclipe também foi exibido para crianças de turmas do 5º ano de duas escolas públicas de Bariri: a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Euclydes Moreira da Silva e a EMEF Profª Julieta Rago Foloni.
Exibição do videoclipe para o público infantil. Créditos: Sarah Spirito/Ativaz Produções
“A recepção foi muito positiva, foi gratificante poder apresentar para as crianças um projeto de animação desenvolvido no interior de São Paulo. Procurei abordar temas como abandono de animais, adoção responsável e sentimento de pertencimento. O maior objetivo foi trabalhar o tema do abandono, como devemos olhar com carinho para isso e permitir que os bichanos tenham uma segunda chance de viver grandes aventuras”, destaca a egressa.
“Chinho Gato” conta a história de um gato que foi abandonado. Por isso, enfrenta diversos desafios e começa a caçar o tesouro de sua herança ancestral. Ele encontra outros felinos para o ajudar a escapar do abandono e encontrar seu lugar no mundo.
“A história surgiu na pandemia, o período de isolamento foi difícil e uma pequena alegria do dia-a-dia era assistir meus gatos brincarem em casa. Então pensei, por que não tentar criar uma história leve e que possa divertir outras pessoas também? Na época, passei a jogar videogames e entrei em contato com os jogos que foram grande inspiração para as aventuras do Chinho”, lembra.
A vivência na Unesp a fez adotar um filhote de gato no câmpus, ele inspirou o personagem que leva o seu nome. A egressa não parou por aí, hoje, tem seis gatos adotados.
Letícia ressalta que o videoclipe contou com o trabalho de sete pessoas. “Foi uma produção harmoniosa, todos estavam em sincronia com o objetivo do projeto e se dedicaram bastante, fiquei muito orgulhosa e grata pelo empenho de todos. A maior parte da equipe foi formada por egressos da Unesp dos cursos de RTVI, Arquitetura e Relações Públicas”, afirma.
Gatos ajudam Chinho a encontrar um tesouro e um lugar para si após o abandono. Créditos: equipe audiovisual do clipe
Experiência na Unesp
Letícia conta que o encantamento por filmes, televisão e seus bastidores sempre esteve presente em sua vida. “No entanto, mesmo no Ensino Médio, não sabia que existia uma graduação em RTVI perto da minha casa [Bariri], fui descobrir quando comecei a cursar Ciência da Computação na Unesp e entrei em contato com o curso na própria instituição”, destaca.
Neste ano, ela concluiu seu mestrado no Programa de Mídia e Tecnologia (PPGMit) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac/Unesp).
O videoclipe está disponível no canal Chinho Gato YouTube e há mais informações no perfil do Instagram @chinhogato.
Equipe da produção audiovisual
Direção e roteiro - Letícia Bonatelli;
Música Tema - Vinícius Faina;
Ilustrações - Gab Garcia;
Edição e animação 2D - João Paulo de Oliveira;
Produção executiva - Ativaz Produções;
Divulgação - Bianca Sakurai e Renato Gabia;
Produção de audiodescrição e LIBRAS - Maria Eduarda Delfino.