As manifestações sobre o 8 de março na Unesp | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
08/03/2019
08/03/2019
Tempo de leitura: 3 min

As manifestações sobre o 8 de março na Unesp
Atividades ocorreram em cinco câmpus da universidade

Desde 1975, o dia de março é reconhecido como Dia Internacional da Mulher pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entretanto, as comemorações à data antecedem o marco simbólico. 8 de março não é sobre ser “mulher”, mas sim direitos à mulher e igualdade de gênero.


O evento que motivou a criação da data é incerto, mas a causa - reivindicação por melhores condições de trabalho - é comum a mais de uma explicação sobre dia. 44 anos depois da criação do Dia Internacional da Mulher, as pautas ainda são as mesmas: denúncia da desigualdade de gênero, da violência contra mulher e a luta por direitos. 


No Brasil, o Dia internacional da Mulher mobiliza diversos segmentos da sociedade para valorizar a figura feminina. Nas universidades não seria diferente. Ainda assim, das 34 unidades da Unesp, apenas 5 dedicaram atenção à data. Por isso, o Portal Alumni Unesp reuniu os eventos realizados sobre o 8 de março para mostrar o que rolou; confere aí se o seu câmpus participou das comemorações:


Bauru

 A Faculdade de Engenharia de Bauru sediou a palestra "Mulher: da Violência ao Feminicídio", que foi ministrada por Gabriela Gavioli, advogada e vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Bauru. 

A atividade começou às 09h e contou com a participação da comunidade unespiana. 


Gabriela Gavioli durante palestra na FEB - Unesp/ Bauru. (Foto: Caroline Mendes)


Durante a palestra foi comentado os diferentes tipos de violências sofridos pelas mulheres, desde as mais veladas até os casos de assassinatos - tipificados como crimes de feminicídios pela Justiça. Além disso,também foi falado sobre as formas de denunciar as violências - por meio da Central de Atendimento à Mulher - o disque denúncia (180) e da Delegacia de Defesa da Mulher em Bauru, bem como de uma Central de Atendimento à Mulher - o disque denúncia (180). 


Em nota publicada pela unidade, a Faculdade de Engenharia de Bauru afirma que “valoriza a responsabilidade social, e para isso direciona esforços na formação de pessoas comprometidas com uma sociedade mais igualitária”. 


Botucatu

Com o tema “Mulher Empreendedora”, a Faculdade de Medicina de Botucatu realizou uma série de atividades entre os dias 11, 12 e 13 de março para comemorar o Dia Internacional da Mulher. O evento foi realizado em conjunto com a Faculdade, o Hospital das Clínicas de Botucatu e a FAMESP, fundação que administra o hospital. 


Yoga, apresentação do Coral Canto e Encanto, sessão de cinema, exposição de desenhos artísticos é uma mesa-redonda sobre empreendedorismo fizeram parte da programação do evento. “O Dia da Mulher é também de reflexão e luta. O feminismo traz a ideia de partilha e de trabalho em conjunto, em prol de um mundo mais humanizado”, .declarou a Profª Maria Cristina Pereira Lima, o Vice-Presidente da Famesp durante o evento. 


Marília


Pasmas! é a revista digital que foi lançada neste 8 de março pela professora Heloisa Pait, junto com a doutoranda e e escritora Juliana de Albuquerque. Desenvolvida por, para e com mulheres, a ideia da revista “é ser um espaço alternativo de discussão de questões importantes, não só para as mulheres”, como destaca Heloísa em entrevista para a Assessoria da Unesp. 


Com publicações mensais, a Pasmas! convida as vozes femininas a participarem de diálogos públicos sobre política, a economia, as artes e a cultura. A revista está aberta a colaboração de mulheres e, para acessar o conteúdo e saber como submeter os textos, basta clicar neste link.


São José do Rio Preto

O Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas participou da campanha “8 de Março contra o Feminicídio – Vista-se de Preto!”, proposta pelo Conselho Municipal de Defesa da Mulher (CMDM) e com apoio da Secretaria dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.


Servidores, docentes e funcionários do HC participam de mobilização municipal no Dia da Mulher. (Foto: Nathalia Gonfinete)


O objetivo foi mobilizar a sociedade rio-pretense em um” protesto silencioso e provocativo”, para visibilizar a violência contra a mulher. Entre as orientações para a atividade estava a promoção de reflexões sobre o feminicídio e a responsabilidade social no enfrentamento da questão. A ação contou com as redes sociais, reunindo diversas publicações de mulheres que aderiram ao movimento.


São Paulo

Valerie Albright, Diretora do Instituto de Artes, publicou uma nota sobre o dia na qual parabeniza as mulheres pela data. No texto, Albright traz comenta que a comemoração do Dia Internacional da mulher também é uma homenagem às mulheres que lutaram no passado e À força feminina que continua buscando a igualdade. 


--------------------------------------------------------------------------


Reportagem atualizada em 17/03, com a inclusão das atividades realizadas em Botucatu.

Últimas notícias

Câmpus de Araraquara: 5 vagas abertas para professores assistentes e substitutos As contratações são para atuar nas áreas de: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Economia, Química e Física
“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária
Clube do Livro Sci-SAIFR: “O mundo assombrado pelos demônios” O debate virtual sobre a obra acontecerá no dia 17 de abril