Antisséptico produzido na Unesp ajuda a combater o coronavírus | Alumni Unesp
Notícias fresquinhas para você ficar atualizado.
Publicado em:
03/04/2020
03/04/2020
Tempo de leitura: 2 min

Antisséptico produzido na Unesp ajuda a combater o coronavírus
Produto deve ser distribuído de graça para população

Gratuito, desinfetante e inovador. Essas são as características do antisséptico produzido pelo Instituto de Biociências da Unesp Botucatu (IBB). O produto líquido é feito à base de álcool, com uma fórmula alternativa aprovada e recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 


O antisséptico produzido no IBB tem melhor custo/ benefício do que as fórmulas presentes no mercado. Além disso, a eficácia do produto é igual ou superior às vendias em farmácias e supermercados. O objetivo é doar o antisséptico para as pessoas em situação de vulnerabilidade social em Botucatu. 


Produto tem fórmula alternativa com melhor custo/benefício e é recomendado pela OMS. (Crédito: IBB)


A iniciativa da Unesp conta com a parceria de empresas locais e o apoio da Prefeitura Municipal para distribuição. O antisséptico é fabricado temporariamente e de forma emergencial como uma estratégia de prevenir a contaminação pelo novo corona vírus.


Para o Cesar Martins, diretor do IBB, a produção do antisséptico é uma forma da universidade agir no combate à Covid 19. “Sabemos que não estamos sós nesta batalha. Pesquisadores, centros de pesquisa e institutos de todo o mundo não estão medindo esforços para vencermos esta pandemia”, explica o professor. “Esta é mais uma maneira da Universidade contribuir diretamente com a sociedade”.


350 litros do antisséptico foram produzidos em uma semana. Os produtos químicos utilizados estão em estoque no Instituto de Biociências e não compromete as atividades do laboratório. O antisséptico é armazenado em frascos plásticos e, até o momento, o Hospital das Clínicas e a comunidade interna da Unesp já utilizam o produto. 


Parceria

A demanda pelo antisséptico produzido no IBB é tamanha que o Instituto procura por novas empresas parcerias para fornecer as embalagens. O frascos plásticos estéreis podem ter entre 100 ml e 500ml, com tampa ou bicos de aplicação. Para saber como colaborar, o contato é com o Departamento de Ciências Químicas e Biológicas através dos telefones (14) 3880-0573 e (14) 3880-0592, ou do e-mail quimica.ibb@unesp.br.


Casos

Botucatu registra 7 casos confirmados de Covid 19 no município. Quatro casos foram divulgados nesta sexta-feira (4) pelo Hospital das Clínicas de Botucatu. Segundo o HC, outros 13 pacientes estão internados na unidade com suspeita infecção por corona vírus e aguardam os resultados do exame. A Secretaria Municipal de Botucatu suspeita que haja casos de transmissão comunitária do coronavírus entre os pacientes diagnosticados com a doença.


O Hemocentro do Hospital das Clínicas de Botucatu recebeu certificado para realização dos testes de Covid 19 na quinta-feira (3). Com isso, o laboratório do Hemocentro pode realizar os exames e confirmar os casos da doença sem a necessidade de contraprova do Instituto Adolfo Lutz.


Últimas notícias

Transformação social e cultura: conheça a egressa Larissa Dionisio A unespiana é formada em Relações Públicas e atua com projetos de impacto social
Câmpus de Araraquara: 5 vagas abertas para professores assistentes e substitutos As contratações são para atuar nas áreas de: Bioquímica, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Economia, Química e Física
“Tive contato com a desigualdade desmascarada”, conta egressa que atuou com refugiados Por dois anos, Suelen Nina Kanashiro atuou em uma Organização Humanitária